Queremos agradecer a presença tão querida e importante do prof. Valdemar Setzer na nossa Escola. Esse trecho de Steiner é bem apropriado para refletirmos sobre tudo o que ouvimos sobre os meios eletrônicos em nossas vidas e como lidar com eles, principalmente na educação de nossas crianças.
Em sua filosofia da Liberdade, diz Steiner: “Existe no homem a possibilidade de se transformar, assim como a semente da planta contém em si a possibilidade de evoluir para uma planta completa. A planta se desenvolverá em função da lei que lhe é inerente; o homem permanece em seu estado imperfeito, a menos que assuma a si mesmo como uma matéria a ser transformada por força própria. A natureza faz do homem um mero ser natural; a sociedade, um ser que age conforme leis; um ser livre somente ele pode fazer de si mesmo. A natureza abandona o homem em determinado estado de sua evolução; a sociedade o conduz alguns passos adiante; o último aperfeiçoamento somente ele pode dar a si próprio”.
O homem não recebe sua qualidade humana como dádiva, mas tem que forjá-la, tem que conquistá-la. E esta conquista se dá ao longo de um
caminho de auto desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário