sábado, 7 de março de 2015

Dia da Mulher

Amanhã é comemorado o dia internacional da mulher. 
Resolvemos fazer homenagens durante a semana a mulheres incríveis da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf que contribuíram para difundir e ampliar essas ciências.
Começamos com UTE CRAMER. 
Conheça um pouco mais essa mulher cheia de força de amor!



A alemã Ute Craemer passou os últimos 40 anos batalhando para que as crianças da favela Monte Azul, em São Paulo, tivessem acesso a uma boa educação. E foi muito mais longe em suas conquistas... Sua trajetória e seus projetos são tema do livro “Die Brückenbauerin”, recentemente lançado na Europa, inclusive na Suíça.

Cerca de 11,4 milhões de brasileiros (ou 6% da população) vivem em condições precárias de infraestrutura, serviços públicos, saúde e educação, segundo dados de 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa população se encontra nas 6.329 favelas do país, localizadas em 323 municípios. Transformar a dura realidade dessas pessoas, principalmente das crianças carentes, tem sido o projeto de vida da pedagoga alemã Ute Craemer, 76 anos.

Ute nasceu em Weimar, Alemanha, no final da Segunda Guerra Mundial. Viveu em meio a bombas, passou fome. Emigrou com sua família para Áustria, antiga Iugoslávia, Egito e Paquistão. Acabou desembarcando no Brasil em 1965 para um trabalho voluntário em uma favela em Londrina, Paraná. Durante essa experiência de dois anos, acabou descobrindo sua paixão pelo Brasil e sua missão profissional, que é trabalhar com crianças.

Voltou ao Brasil em 1971 com um diploma nas mãos para lecionar às crianças abastadas da Escola Waldorf em São Paulo. Como morava na periferia, acabou se deparando novamente com crianças carentes, desta vez da região da favela Monte Azul. Foi aí que deu início a uma longa jornada em que a determinação e o foco no ser humano a guiavam. No início, acolheu algumas crianças carentes em sua própria casa. Iniciou os trabalhos educacionais trazendo as brincadeiras e atividades da pedagogia Waldorf para esse grupo. Criou a Associação Comunitária Monte Azul, que hoje, depois de 40 anos, atende 1280 crianças e jovens, conta com uma escola Waldorf para 100 alunos, ambulatório, casa de parto, centro cultural, refeitório e muito mais.

Sua história é o tema do livro “Die Brückenbauerin” (numa tradução livre, algo como “Criadora de Pontes”), da escritora alemã Dunja Batarilo. Durante o tour de lançamento da obra pela Alemanha e Suíça, em novembro, Ute falou para swissinfo.ch sobre sua trajetória, desafios, conquistas e sobre educação.


Leia o artigo na íntegra no link abaixo:
http://www.swissinfo.ch/por/em-defesa-de-um-mundo-melhor/41179612#.VKITS2NcEis.facebook

Sua biografia completa está nesse link:
http://www.sab.org.br/portal/antroposofia2/biografias-de-destaque-no-brasil/100-ute-craemer

Nenhum comentário:

Postar um comentário