terça-feira, 30 de abril de 2013

Erotização Precoce

Durante todo o tempo e que lecionamos precisamos atentar para que as crianças recebam sensações, em primeiro lugar de natureza religiosa-moral - isso é algo de que já tratamos várias vezes - como também determinadas sensações e ideias que se referem ao belo, ao artístico, à apreensão estética do mundo. E nos 13, 14 e 15 anos de vida se torna especialmente importante que tenhamos estimulado no jovem tais sensações e ideias durante todo o seu período escolar.

Porque um jovem em que não foi estimulada nenhuma sensação de beleza, que não foi educado para uma apreensão estética do mundo, na idade em questão tornar-se-a sensual e talvez erótico. Para se reduzir o erotismo até a medida certa, não existe recurso melhor do que um desenvolvimento sadio do sentido estético para com o nobre(*) e o belo na natureza. Se vocês conduzirem o jovem a vivenciarem a beleza e o fulgor do nascer e do pôr do sol, a vivenciarem a beleza das flores, se os levarem a sentir a grandiosidade (*) de uma tempestade - em suma, se vocês desenvolverem o sentido estético, então vocês farão muito mais do que se faz com a educação sexual, às vezes levada ao absurdo, que hoje em dia se pretende dar o mais cedo possível às crianças. Sensações do belo, e o posicionamento estético frente ao mundo, são aquilo que reduz o erotismo à medida própria. Ao sentir que o mundo é belo, o ser humano chega sempre a se postar de um modo livre perante seu próprio corpo, a não ser tiranizado por ele, que é no que constitui na verdade o erotismo.

Steiner

Fonte: GA 302, palestra de 16/6/1921.
(*) elevado, grandioso, solene, sublime


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